Aprenda a fazer o cálculo correto da quantidade de bebidas, comida, doces e bem-casados para evitar reclamações no fim de um dia tão especial!
Bebidas:
Cerveja: uma garrafa long neck por pessoa
Prosecco ou champanhe: uma garrafa para cada dois convidados.Vinho tinto ou branco: uma garrafa para cada quatro pessoas.
Whisky: uma garrafa para cada dez pessoas.
Vodka (pura): oito garrafas para uma festa de médio porte.
600 ml de refrigerante por pessoa
Coquetel:
Coquetel seguido de jantar: dez canapés ou finger food por pessoa.
Coquetel seguido de mini porções: 15 a 18 canapés ou finger food por pessoa.
Apenas coquetel: 20 canapés ou finger food por pessoa.
Prato principal:
Almoço ou jantar: calcule cerca de 500 gramas de comida por pessoa.
Doces:
Docinhos: calcule de cinco a seis doces por convidado.
Doces especiais: dois por pessoa.
Bolo:
Calcule cerca de 60 gramas do doce para cada convidado.
Bem-casados:
O doce serve como uma lembrança, calcule três bem-casados por pessoa.
O bolo da festa sempre chama atenção, logo, o que mais exige cuidado e boa escolha do anfitrião. Seja em casamento, 15 anos ou alguma outra data marcante, o bolo está no centro dos preparativos mais importantes. Realidade que ressalta ainda mais o trabalho dos chamados cake designers. Com clientes com exigências cada vez mais modernas e exclusivas, esses profissionais estão em busca constante por novidades e especialização dentro e fora do País. Sucesso na Europa e nos Estados Unidos, os lace cakes (leia-se bolo de renda) chegaram há pouco tempo no Brasil e são o que há de mais badalado no cenário de festas.O processo de produção é demorado, e exige métodos avançados de confeitaria. Mas, o resultado vale a pena. A renda feita de açúcar cria bolos bem românticos, além da textura – alternativa para quem não quer usar muitos enfeites – deixar o item bem mais “rico” e delicado. As rendas podem variar em cor, modelo e tamanho, dependendo do molde utilizado .Cecília Chaves dá toques românticos às suas criações.Os de renda mais clássicos de Ana Izabel são bastante pedidos para casamentos.As miniaturas de lace cake fazem sucesso em seus vários cortes.Lana Bandeira criou pequenos bolos com brigadeiros cobertos com capa de chocolate e a rendaOs modelos têm sido bastante requisitados em eventos locais. Confira o passo a passo do sugar lace (renda de açúcar) a ser aplicado no bolo:
1 – Diluir o açúcar importado em água morna para criar a massa da renda. Detalhe importante: o processo deve ser feito em ambientes secos. Nesse caso, uma maquina desumidificadora é indicada;
2 – Deixar a massa descansar até atingir o ponto adequado de flexibilidade;
3 – Aplicar a massa sobre o molde/tela da renda de silicone e esperar secar;
4 – Uma vez pronta, retirar a massa do molde de silicone e aplicar sobre o bolo. Detalhe: a massa forma um grande tecido de renda, que pode ser cortado de acordo com o tamanho do cake;
Há modelos e cortes para todos os gostos. Confira alguns e se inspire.
Para lembrancinha do chá bar veja que ideia econômica e criativa a rolha de chocolate.Já que o tema do encontro é o bar, nada melhor que uma rolha para a lembrancinha. E por ser apenas um chá, a lembrancinha não precisa ser tão sofisticada.Se a noiva for adepta ao faça você mesmo, basta apenas seguir a receita de bombom, e comprar forminhas de rolha.