Recebendo amigos, culinária portuguesa.
Segredinho da vovó.
Rústica é a maior característica da culinária portuguesa. Os descobridores do Brail aprenderam a combinar e aproveitar os ingredientes disponíveis com maestria. E o resultado é sempre uma explosão de cores, aromas e sabores no prato.
Foi de Portugal que partiram para o resto do mundo pratos como as sopas, os cozidos, as migas e os pratos à base de arroz.
Em sua viagens os portugueses levaram alimentos que modificaram a dieta de outros povos e incorporaram a seu cardápio outros tantos, como exemplo do que estamos falando, temos o tão famoso bacalhau.
Mas com toda esse grande culinária, as refeições são relativamente baratas em Portugal. Seus pratos típicos são simples, como por exemplo, o caldo verde. O frango assado e temperado com alho, também é bem popular.
Os restaurantes normalmente oferecem um menu turístico, que inclui uma entrada ou uma sopa, um prato principal e uma sobremesa.
Então sugiro o cardápio abaixo.
Cardápio
Receita de Bacalhau com Grelos e Broa
Ingredientes
2 postas pequenas de bacalhau
2 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
grelos ou couve ou qualquer outra verdura
2 ovos
2 fatias grandes de broa de milho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
maionese
Modo de Preparo
Descascar as batatas e cortá-las em cubos. Levar um tacho ao lume com as batatas e os ovos. Quando levantar fervura colocar o bacalhau e deixar cozinhar.
Cozinhar também os grelos ou as couves até ficarem “al dente”. Escorrer e reservar.
Limpar o bacalhau de peles e espinhas e fazêlo em lascas. Descascar os ovos e cortar em rodelas.
Cortar a cebola em rodelas e picar o alho. Levar uma frigideira anti-aderente ao lume com um pouco de azeite e cozinhar a cebola e os alhos. Juntar o bacalhau e envolver bem. Misturar as batatas e os grelos à msitura de bacalhau e envolver bem.
Colocar a mistura de bacalhau numa assadeira. Colocar depois as rodelas de ovo cozido e cobrir tudo com a broa previamente esfarelada.
Cobrir a broa com uma camada fina de maionese e levar a forno quente (180ºC) até a maionese alourar.
Servir de imediato.
Receita de Cozido à Portuguesa
Ingredientes
1 frango ou meia galinha
1 farinheira
1 chouriça de carne
1 chouriço de sangue
400 g de costelas (entrecosto)
4 a 5 ossos de suã (espinhaço)
1 orelheira e beiça (focinho)
1 couve lombarda
1 couve portuguesa
5 cenouras
3 nabos
5 a 6 batatas
8 rabas (facultativo)
Para o arroz:
750 g de arroz
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta
Modo de Preparo
Espetam-se uns palitos de madeira nos chouriços (de sangue e de carne) e cozem-se em água simples. Numa panela com água põem-se a cozer os ossos de suã, depois de bem lavados. Estando os ossos um pouco cozidos, introduzem-se na panela o entrecosto e o frango (ou a meia galinha), a orelheira e beiça e a farinheira. Estas carnes retiram-se à medida que vão cozendo. Em seguida introduzem-se os legumes arranjados e descascados na água de cozer as carnes e deixam-se cozer. Entretanto, começa a prepara-se o arroz: pica-se a cebola e aloura-se ligeiramente no azeite, juntamente com os dentes de alho apenas esborrachados. Os alhos retiram-se mal comecem a alourar. Deita-se o arroz no refogado depois de bem lavado e escorrido e deixa-se fritar, sem corar, até absorver a gordura. Tempera-se com sal e pimenta. Rega-se com o caldo onde cozeram as carnes e os legumes. O caldo deve ter o dobro do volume do arroz. Deixa-se levantar fervura e mete-se no forno, devendo ficar bem seco. Para servir, cortam-se as carnes, aquecem-se no caldo e colocam-se numa travessa juntamente com os legumes. O arroz é servido à parte, decorando-se a superfície com os enchidos e eventualmente rodelas de cenoura. Em Trás-os-Montes o cozido é, como a feijoada, um prato de carnaval. Como a maior parte das pessoas “mata” antes do Natal e guarda no fumeiro a orelheira e o focinho (beiça), para o cozido do Carnaval é necessário pô-los de molho de véspera. O entrecosto e os ossos da suã serão salgados, pelo que deverão ser bem lavados antes de serem cozidos. No Verão a couve é substituída por molhinhos de feijão verde. Nota: Raba é uma raiz que se usa nalgumas zonas de Trás-os-Montes. Tem a forma de uma cenoura, podendo ser muito mais grossa do que esta, mas com uma cor branco-amarelada. O sabor lembra ao mesmo tempo o do nabo e da cenoura.
Receita de Bacalhau com Natas
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 60 minutos
Ingredientes
600 g de bacalhau;
2 cebolas médias;
30 g de farinha;
30 g de manteiga;
1,5 dl de leite;
0,25 dl de natas;
1 folha de louro;
sal;
pimenta;
cravinho;
1/2 kg de batata.
Modo de Preparo
Corta-se o bacalhau e coloca-se num recipiente com água de véspera, tendo o cuidado de lhe mudar a água várias vezes.
Retira-se o bacalhau e leva-se a cozer em água limpa, após o que se desfia.
Cortam-se as cebolas em rodelas finas e as batatas em palitos os mais finos possíveis, fritando-as à parte num tacho.
Leva-se ao lume a manteiga, a que se junta a farinha, mexendo bem. Adiciona-se o leite, previamente fervido, lentamente, mexendo sempre, e deixa-se cozer, continuando a mexer com uma colher de pau. Por fim, tempera-se com sal e pimenta e juntam-se as natas quando adquirir uma consistência muito cremosa.
Leva-se o azeite ao lume numa frigideira, juntando de seguida a cebola e deixa-se refogar. Assim que começar a alourar, junta-se o bacalhau desfiado para que refogue um pouco.
Num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga deita-se este preparado, pondo uma camada de batatas por cima.
Cobre-se tudo com o creme de natas e leva-se ao forno para ganhar um pouco de cor.
Receita de Pastéis de Natas
Ingredientes
1/2 l leite
2 colh sopa de farinha maizena (amido de milho)
1/2 vagem de baunilha (coloquei uma saqueta de açúcar baunilhado)
200 grs de açucar
6 gemas
1 placa de massa folhada fresca
Modo de Preparo
Num tachinho deita-se o leite, a maizena, a saqueta de açúcar baunilhado e 200 grs de açucar. Mexe-se e leva-se ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando estiver pronto retira-se para outro recipiente para arrefecer um pouco mais. Mexem-se bem as gemas.
Quando o preparado anterior estiver morno juntam-se as gemas em fio mexendo sempre com rapidez.
Volta-se a colocar a mistura no mesmo tachinho e vai ao lume mais uns minutinhos para cozer as gemas, mexendo sempre sem parar.
Depois de prontinho, forram-se as forminhas com a massa folhada. Coloca-se o preparado anterior em cada forminha e leva-se ao forno a 180º até a massa folhar e ficarem lourinhos em cima e voilá eis o aspecto, pois quanto ao sabor, foi do melhor…
Ingredientes
500 gr açúcar ;
24 gemas de ovos ;
2 claras ;
250 gr amêndoa ;
2 copinhos água ;
Círculos cortados em folhas de obreia.
Modo de Preparo
Num tachinho ferve-se o açúcar com a água até que a calda atinja o ponto de fio.
Junte as amêndoas sem pele e moídas e deixe ferver lentamente.
Bata as gemas com as claras; retire a preparação do lume, deixe amornar e junte os ovos.
Misture bem os ingredientes e leve novamente a lume brando, mexendo sempre até que a mistura engrosse e desprenda das paredes do tacho.
Deite o preparado num recipiente e deixe-o esfriar e endurecer.
Com a massa, forme montinhos, coloque-os sobre círculos de obreia, rodeando-os com tiras recortadas, também na obreia, e leve ao forno até que as pontas estejam tostadas.
Sirva em pratinhos.
Não existe coisa que me dê mais prazer do que reunir a minha família e amigos para um jantar ou almoço.
Nessas horas além da comida que deve estar perfeita gosto muito de caprichar na decoração da mesa.